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Na versão 4.46 do APLWeb, com o objetivo de proporcionar mais flexibilidade na administração de permissões de usuários, foram acrescentados mais 3 novos atributos de permissões. O Visualizar/Editar valores de custo/lucro, que permite que o administrador do sistema possa dar acesso a determinados usuários tando de visualizar os valores de custos em consultas financeiras ou de faturamento, como na ficha de Produtos, na guia Estoque, ele possa alterar o valor do Custo Médio e Custo do produto por estoque. O Visualizar totais em consultas financeiras, que permite que um determinado usuário visualize o menu Totais, que está presente em todas as consultas financeiras e comerciais do sistema e assim consiga alternar entre os vários totais como por Data, por Tipo de pagamento ou recebimento, por mês, etc. Quem não tem acesso a este atributo de permissão, visualiza apenas a listagem simples destas consutlas. E por ultimo o Visualizar todos dados de faturamento / financeiros e comerciais, que permite que o administrador determine que usuários possam visualizar apenas os movimentos comerciais e financeiros gerados por ele mesmo. Similar o acesso já existente que permitia visualizar ou não todos os clientes, este novo atributo refere-se aos movimentos independente do cliente, como podemos citar por exemplo um cliente genérico BALCÃO, que não pertence a nenhum vendedor, então todos tem pedidos e faturas geradas podem ser de qualquer um deles, porém ao vendedor se logar só irá visualizar os movimentos citados, pertencentes a ele. Restringindo assim a todas estas informações, tanto nas consultas, quanto nos Dashboard´s dos assuntos relacionados. 

 

Vamos mostrar passo a passo, como o administrador do sistema pode delegar estas novas permissões a usuários. Basta no menu Inicio, no grupo de opções Usuários e Grupos, na opção Usuário, onde irá mostrar a lista dos usuários cadastrados no sistema. 

Passo 1 - Selecione um determinado usuário

Ao clicar no hotlink com o nome do usuário o APLWeb agora irá abrir a Ficha do usuário em questão.

Passo 2 - Clicar na guia Permissões de Usuário

 

Na barra de rolagem da lateral direita do seu navegador, desça até o grupo de permissões Faturas e Romaneios.

Passo 3 - Ative as permissões para o usuário, apenas clicando no sinal de "+" ao lado da descrição da mesma, ou retire clicando no sinal de "-".

 

Apenas para lembra, o sinal de mais "+", ou de menos "-", servem na guia de Permissões para atribuir e retirar uma determinada permissão para um usuário. Isso é válido para todas as permissões existentes no APLWeb, e apenas um usuário administrador é quem pode visualizar e dar este tipo de acesso.

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Agora na versão 4.45 do APLWeb, é possível visualizar o estoque em uma data retroativa. Para facilitar uma análise ou informar a contabilidade ou ao fisco foi criado este novo parâmetro Até a data, que ao ser informado mostra a posição de estoque de cada produto até o final do dia informado, comparando todas as entradas e saídas do produto, ele irá mostrar as quantidades e valores de custo, compra ou venda, conforme o parâmetro que foi disponibilizado na versão 4.28.

Ao clicar no botão imprimir, que fica no canto superior direito de todas as páginas, ao lado do ícone logout , irá aparecer uma listagem conforme a imagem abaixo.

 

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Na versão 4.44 do APLWeb, foram colocados em todas as consultas de cheques como, a compensar, cheques devolvidos e cheques compensados. Além das filtragens já existentes como data do cheque, banco, cliente ou fornecedor, numero do cheque e ainda observação. Conforme mostrado nas imagens abaixo.

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Na versão 4.43 do APLWeb, foram feitas algumas melhorias no processo de geração de fichas de envios de produtos. O primeiro é logo quando você clica no botão Enviar produto na Ficha de Pedidos, ou na guia Envios/Recepções, o APLWeb agora já traz o estoque que foi selecionado no pedido de origem. A segunda e mais significativa, é quando você cria um novo Envio, agora só aparecem na lista de produtos a serem enviados se o mesmo tiver saldo, ou seja quando o produto não tem mais saldo, sequer aparece na lista, evitando erro de operação e envios errados.

Como pode observar na imagem abaixo o primeiro produto mostrado na imagem de cima, cujo a quantidade pedido e quantidade enviada são iguais, o mesmo já não aparece para ser enviado novamente.

 

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Na versão 4.42 permite agora que sejam requisitados também os serviços. Com isso agora é possível que em uma unica OS ter vários serviços associados a ela. O processo de requisição continua o mesmo, ao adicionar o primeiro produto o APLWeb irá abrir a página para a inclusão de itens na requisição, então basta procurar um serviço que desejar e adicionar a OS, da mesma forma como já era feito com os produtos. Ao fechar a OS o sistema dividirá em 2 pedidos, um com todos os serviços da OS, e o outro com os produtos.

 

Como foi falado acima agora é possível ter vários serviços em uma unica OS, para isto basta fazer as requisições de serviços associadas as OSs. Como mostra o exemplo abaixo temos nesta OS, 2 serviços e ao fechar a OS, são gerados 2 pedidos separados.

 

Falhas e correções até a versão 4.41


- Na nota de entrada, não estava mostrando a soma dos produtos com os impostos.

- Nos pagamentos de fornecedores e cliente, quando clicava no ícone de edição de vencimentos e valores ele perdia a filtragem.

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Na versão 4.41 do APLWeb foi acrescentado a coluna de valor de compra no Analise de Faturamento por produto, onde agora é calculado o resultado de lucro de produtos. Esta informação assim como o custo médio, que está sendo atualizado desde a versão 4.39 no detalhe da fatura, também agora está atualizando a cada venda os valores de compra e custo.

 Falhas e correções até a versão 4.4

 - Existia uma falha na atualização do preço de compra, quando era a mesma referencia e mesmo fornecedor. Esta falha foi corrigida agora nesta versão.

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Agora na versão 4.4 do APLWeb, não é mais necessário ao informar o XML da nota fiscal de entrada de fornecedores, cada produto como era feito em versões anteriores. Se o produto já estiver cadastrado para um determinado fornecedor automaticamente o APLWeb ao anexar o XML tanto no pedido de compra quanto na Fatura de Compra já associa todos os produtos. Essa associação é feita pesquisando a referencia do fornecedor da nota, que também vem dentro do XML.

Logo após confirmar a inclusão dos itens que é perguntado após o XML ser anexado a fatura através da guia Documentos da fatura, como mostrado na imagem abaixo. Desta forma evita a associação manual produto a produto.

Nesta versão também foi atualizada a Alteração e Formação de Preços, para que a mesma agora atualize os campos de custo médio e ultimo custo, que surgiram a partir da versão 4.35 agora separado por Estoque/Filial/Loja. Além disso foi retirada as 3 colunas de Impostos, Frete e Despesas, pois as mesmas também a partir da versão 4.35 passaram a ser calculadas direto com a entrada da nota fiscal de fornecedor. E acrescentado a coluna Custo, que como já foi dito, está com impostos, frete e despesas incluso e ainda o preço unitário de compra da nota fiscal.

Falhas e correções até a versão 4.39

- Foi corrigido o calculo do lucro por produto incluído na versão 4.39 do APLWeb. O mesmo não estava multiplicando pela quantidade dos itens para o total do custo, com isso o lucro estava aparecendo mais alto.

- Ainda no Análise de Faturamento, a filtragem por Estado FATURADO, estava mostrando também cupons fiscais, quando deveriam apenas as Faturas sem os cupons fiscais. Foi retirado também deste Estado FATURADO, as notas fujo a natureza de operação são diferentes de VENDA.

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Na versão 4.39 do APLWeb, na consulta financeiro no Análise de Faturamento por produto, agora mostra o resultado do produto em valor e percentual. Como é mostrada na imagem abaixo, as colunas custo, lucro em valor e lucro em percentual, foram acrescentadas para mostrar os resultado de venda por produtos. O valor de custo do produto, é alterado a cada nota fiscal de entrada do produto, e desde a versão 4.34 do APLWeb esse custo passou a ser gravado a cada venda, para que seja registrado o custo real do produto na época da venda e mostrando dessa forma o resultado real de lucro. Isto facilita a análise do lucro de empresas que compram produtos em moeda estrangeira e essa variação é alta no decorrer de um período, com isso o APLWeb mostra o resultado baseado na cotação de entrada do mesmo em estoque. Caso este valor não esteja gravado em versões anteriores que não tinham este recurso, foi levado em consideração o custo médio de entrada do produto caso não tenha o da venda.

Falhas de versões anteriores

- Foi tirado do relatório de Análise de Faturamento as notas com naturezas de operações diferentes de vendas, nas filtragens com estados: Faturado que mostra apenas notas fiscais NF-e e Ambos que mostra tanto os cupons quanto as NF-es.

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Na versão 4.38 do APLWeb, agora quando você faz uma filtragem na tela de lançamentos bancários por período, o APLWeb calcula o saldo anterior até o ultimo lançamento do dia anterior ao inicio do período informado. Com isso agora a qualquer momento você poderá consultar qualquer período e terá a coluna saldo da consulta devidamente calculada. Até a versão 4.36, quando se fazia qualquer filtro nos lançamentos o sistema não mostrava a coluna Saldo calculada lançamento a lançamento.

E claro que qualquer outro campo como filtro, como tipo de pagamento, pessoa, numero, etc. Não será exibido a coluna saldo, visto que para o calculo correto é necessário que entre todos os lançamentos. A imagem abaixo mostra como acontece.

Existe novidade também na impressão dos lançamentos do caixa. Agora ao clicar no ícone padrão de impressão no canto superior direito de todas as páginas do APLWeb, o , que você verá uma listagem similar a mostrada na imagem abaixo. Observe que agora é um layout específico para impressão que melhora a qualidade e economia na impressão do caixa.

Correções e Melhorias de versões até 4.36

- Foi corrigido nesta versão a identificação da pessoa, que é mostrada na coluna Pessoa da imagem acima. Anteriormente não estava gravando esta informação quando o era um Pagamento à Fornecedor. E por isso não era exibido corretamente o hotlink para acessar a ficha da pessoa como mostrado acima.

- Agora na edição dos lançamentos de Gastos e Despesas é possível alterar também o Grupo de Despesas, que até a versão 4.36 isso não era possível era necessário eliminar o lançamento e lançar novamente.

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Agora na versão 4.37 do APLWeb, é possível criar faturas informando valores de entrada, ou seja, caso na negociação o cliente dá um valor e parcela o restante em várias vezes. É necessário informar além do valor, a forma de pagamento e a conta que deverá ser lançado este movimento financeiro e bancário referente a entrada. Para que o APLWeb peça as informações referentes a entrada, é necessário informar no prazo de pagamento, o mesmo permita este tipo de operação com entrada. Para isso basta no próprio prazo, informar que ele é COM ENTRADA, SIM, como mostrado nas imagens abaixo.

Como já foi falado, para aparecer as informações da entrada, na fatura é necessário antes informar no prazo escolhido, como está destacado na imagem acima, que o mesmo permite que seja dada uma entrada e para isso vá até o menu Inicio do APLWeb, nele veja o grupo de opções cadastro como mostrado abaixo, e selecione a opção Prazos.

Na tabela de prazos ou condições de pagamento, é necessário no Com entrada, informar que SIM. Então quando este prazo for selecionado na criação da Fatura, o APLWeb irá pedir os dados de entrada.

 

Falhas e melhorias até a versão 4.36

- Foi corrigido o faturamento do pedido COMISSIONADO. Este tipo de pedido, utilizado por empresas que são comissionadas por representarem produtos de outra. Em versões anteriores quando o parâmetro do APLWeb: Deseja utilizar geração de comissão sobre o pedido, como SIM, ao gerar a fatura o valor não estava sendo calculado corretamente;

- Foi feita uma melhoria na organização das notas fiscais de fornecedores. Anteriormente o APLWeb ia organizando os arquivos XMLs que eram anexados nas faturas de fornecedores em pastas separadas para cada fornecedor. Agora ele está organizando conforme o CNPJ do destinatário, que se encontra dentro do XML;

- Similar a baixa de recebimentos que desde a versão 3.66, permite filtrar por várias informações, como período, valor e por numero de nota fiscal, agora também na baixa de pagamentos tem esses filtros, quando você clica no botão Emitir Pagamento de algum titulo de fornecedor, ele automaticamente filtra apenas o título selecionado como mostrado na imagem abaixo.

- Feita a correção de problema que surgiu na versão 4.36, com a criação do parâmetro para permitir baixar o estoque e atualizar o valor de custo, quando for romaneio. E este não retornava o estoque quando a nota fiscal era eliminada.